Sódio - Vilão ou mocinho?
Sódio - Vilão ou mocinho?

Evititando a hipertensão arterial.

Em excesso, o sal pode ser considerado uma arma para sua saúde, promovendo a elevação da nossa pressão arterial (pressão alta), pode causar infarto e derrame. Mas você pode diminuir o risco de ter pressão alta, controlando a quantidade de sal da sua alimentação e fazendo alguma atividade física (pelo menos 3 vezes na semana). Mas o sal também é essencial para a nossa saúde.
  • Age no equilíbrio da água do nosso corpo;
  • Na entrada e saída de substâncias das células
  • Ajuda a controlar as nossas funções vitais, como batimentos do coração, contrações musculares e a transmissão de impulsos nervosos.

Além disso, o sal pode ser usado para beneficiar a saúde. Existem inúmeros distúrbios causados pela deficiência de iodo (um mineral essencial para a produção do hormônio da tireóide que ajuda a acelerar nosso metabolismo). O iodo previne doenças como o bócio, cretinismo, surdez, retardo mental e abortos prematuros. Por isso em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, o iodo é adicionado ao sal de cozinha.

 

De onde vem todo o sal que consumimos?

 

75% Vem de alimentos processados.Ex: Pizza, pães, salgadinhos, etc.

10% Nós adicionamos

15% Está naturalmente presente nos alimentos

 

O sal é composto por Sódio (Na) e Cloro (Cl). Ele também é chamado de cloreto de sódio (NaCl). O grande vilão nos alimentos é o sódio presente na sua composição.

Por isso é extremamente importante observar a quantidade de sódio na “Tabela Nutricional dos Alimentos”. Além, é claro, de controlar a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos.

 

 

Porção de 10g (1 colher de sopa)
Quantidade por porção %VD*
Valor Energético 32 kcal = 134kj 2%
Carboidratos 0g 0%
Proteínas 0g 0%
Gorduras Totais 3,5g das quais: 6%
Gordura Saturada 0,9g 4%
Gordura Trans 0g**
Fibra Alimentar 0g 0%
Sódio 0mg 0%
Vitamina A 45mg 7%
* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kj – seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.** Valor diário não estabelecido.
Em alguns alimentos o sal contribui muito com o sabor. Entretanto, segundo especialistas, estamos consumindo duas vezes mais sal que o recomendado.

Mas quanto de sal podemos consumir diariamente?

Para mantermos a saúde, especialistas recomendam não mais de 6g de sal por dia. E isso contando com:
  • O sal que está naturalmente nos alimentos;
  • O sal que está nos os alimentos industrializados;
  • E o sal que adicionamos no preparo de alimentos como arroz, feijão, sopas, carnes e etc.

Uma colher de chá de sal contem 5g e um sache de sal contém 1g. E não esqueça, o importante é utilizar a quantidade certa.

 

380mg de sódio = 1g de sal

OBS: Exercícios aeróbios ajudam o nosso corpo a eliminar sódio através do suor. Então caminhadas vigorosas, corridas, exercícios com bicecleta, futebol, basquete, voley e etc são muito bem vindas. Coloque na sua rotina semanal!

E como fazer para não exceder no consumo de sal?

  • Não acrescentando mais sal antes de experimentar a comida. Evite deixar o saleira à mesa;
  • Evite o consumo exagerado de alimentos em conserva que contém muito sal, como enlatados, picles, azeitonas, aspargo, patês, palmito. Prefira alimentos frescos;
  • Bolachas e salgadinhos para aperitivo, como batata frita, amendoim, contém muito sal, prefira vegetais cortados em palito, como cenoura e salsão;
  • Alimentos industrializados já contém sal em sua composição, por isso não é necessário acrescentar.
Ao contrário do que todo mundo pensa o sódio não está apenas em alimentos salgados.

Veja na tabela abaixo a quantidade de sódio em alguns alimentos:

 

Alimentos Medida caseira Quantidade de
Sódio (mg)
Adoçante c/ Ciclamato de sódio 1 envelope (2g) 25
Azeitona 1 unidade (4,5g) 70,02
Biscoito recheado (chocolate) 2 unidades (30g) 70
Catchup 1 colher de sopa (12g) 150
Coca cola light 1 lata (355ml) 56
Leite condensado 1 lata (395g) 329,17
Lingüiça de porco cozida 1 gomo (60g) 449,4
Manteiga com sal 1 colher de sopa (15g) 86,4
Margarina com sal 1 colher de sopa (15g) 82,5
Molho de soja Shoyu 1 colher de sopa (10ml) 563,7
Molho de soja Shoyu light 1 colher de sopa (10ml) 333,3
Mortadela Uma porção de 100g 981
Pão francês 1 unidade (50g) 290
Presunto de porco 1 fatia (20g) 260,8
Queijo ralado (parmesão) 1 colher de sopa (8g) 122,32
Salame 1 fatia média (8g) 151,2
Salsicha uma porção de 100g 1120

 

Dicas para substituir ou diminuir o consumo de sal.

  • Use mais ervas e especiarias para temperar os alimentos, como coentro, louro, salsa, cebolinha, hortelã, elas dão um sabor especial as suas preparações;
  • Carnes adquirem um ótimo sabor se deixadas de molho em uma mistura de ervas, suco de laranja ou vinho;
  • Não utilize sal no preparo de massas para tortas, experimente acrescentar açafrão e ervas, que além de dar sabor, deixarão as massas com um colorido especial.

Curiosidade:

 

O sal foi o primeiro tempero da civilização. Considerado uma preciosidade pelos romanos na época do império Romano. Os soldados do exército de Roma recebiam seu salário em forma de sal e utilizavam, além de tempero, como moeda de troca para adquirir roupas e alimentos. A palavra “salário” vem daí.

 

 

Autor: Luís Ricardo de S. Alves